Lula recupera credibilidade externa e recoloca o Brasil na geopolítica mundial
O desejo de elevar as relações entre Brasil e o gigante asiático, parceiro estratégico do Brasil.
“Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para planejar e promover conjuntamente a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil a um novo patamar, em benefício dos 2 países e seus povos”, apontou o presidente, segundo a agência estatal chinesa Xinhua.
“A China é nosso maior parceiro comercial e podemos ampliar ainda mais as relações entre nossos países”, afirmou Lula, após o encontro.
“O Brasil está de volta”
Em seu discurso de posse nesta semana, o chanceler Mauro Vieira anunciou a retomada do intercâmbio com o continente africano, no melhor espírito de uma política externa “verdadeiramente universalista”.
“O diálogo político de alto nível com países africanos e suas organizações regionais será restabelecido para tratar de desafios comuns, como segurança alimentar, mudança do clima, comércio e investimentos e intercâmbio de tecnologias. Fortaleceremos a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul”, destacou Vieira.
“Atravessamos um momento certamente dos mais conturbados no cenário internacional. Teremos de saber operar nesse ambiente, com uma crise de governança global sem precedentes”, disse Mauro Vieira.“A boa notícia, como indica o presidente Lula, é que o Brasil está de volta”, festejou o chanceler.
Fonte: PT na Camaea com Redação da Agência PT, com informações de O Globo e Poder 360